05/01/2014

O QUE SE PODE FAZER COM UMA SIMPLES FARINHEIRA VEGETARIANA (vegan) - 2 RECEITAS

ISTO COMEÇOU TUDO COM UMA HISTÓRIA SOBRE COUVES.

Ontem recebi o meu cabaz biológico, trazido pelos meus amigos da HortaBio e hoje deparo-me com uma oferta de 2 sacos de couves de todo o tipo e feitio.
Que fazer?
Depois de escolher as melhores para os meus sumos matinais, fiz 2 sopas, esparregado qb para a família e lembrei-me de inventar qualquer coisa.

Costumo comprar as farinheiras da EuroFumeiro (vegetarianas sem ingredientes de origem animal),
Como cá em casa somos vegetarianosl, fui provar esta um pouco a medo, sinceramente, pois estas substituições vegetais nem sempre são do meu agrado.
Fiquei alegremente surpreendida e rendida e desde então, são consumidas frequentemente por aqui.

Com apenas UMA farinheira, consegui fazer uma refeição familiar para 4 pessoas

ROLINHOS DE COUVE COM FARINHEIRA VEGAN
ARROZ DE FARINHEIRA VEGAN COM VERDES



Ingredientes: 

5 Folhas de couve (qq uma a gosto. Eu usei portuguesa)
¾ de uma Farinheira vegetariana (comprei no continente, por incrível é mto boa)
Restos de arroz cozido
Molho de tomate qb (eu uso sempre caseiro – 2 tomates, uma cebola, 2 dentes de alho, sal, pimenta e azeite – estufar 5 minutos e triturar até à consistência de molho)

Modo de preparação:

Escaldar as folhas de couve (sem a parte mais grossa do talo) em água a ferver por 5 minutos. Escorrer e reservar.
Retirar ¾ do recheio da farinheira para uma tijela.
Envolver com 5 colheres de arroz cozido.
Colocar uma colher de sopa bem cheia do recheio no centro da folha de couve.
Enrolar tipo envelope, para que o recheio não saia, e prender com um palito para não desenrolar.
Dispor os rolinhos por cima do molho de tomate.
Deixar estufar cerca de 20m, em lume brando. Ir virando de vez em quando.

Acompanhamento: 


ARROZ DE FARINHEIRA COM VERDURAS

Ingredientes:

1/4 da farinheira vegetariana
Restos de arroz cozido
Folhas de nabiça e espinafres – a gosto (usei cerca de 5 folhas grandes de nabiça e umas 10 de espinafres)
Azeite - 2 colheres sopa
sal e pimenta qb

Modo de preparação:

Misturar as verduras com o recheio da farinheira e saltear em azeite, durante uns breves minutos, até os verdes estarem mais moles (eu não gosto muito de cozinhar muito os vegetais).
Adicionar 4 colheres de sopa de arroz cozido e misturar muito bem.
Temperar a gosto.
Servir com rolinhos de couve e farinheira vegan.

UM BOA SUGESTÃO PARA A SUA 2ª SEM CARNE :-)




Sem comentários :