08/12/2016

ANTIBIÓTICO NATURAL E GOLDEN MILK - Duas receitas milagrosas para este inverno



Queridos Amigos

Com a chegada do Inverno começam as constipações e gripes. Aqui em casa aposta-se essencialmente na prevenção e estes mezinhas não são só para resfriados e afins.

Como gosto de cuidar do meu corpo e dar-lhe mimos bons e naturais, começo a tomar o Golden MIlk quando acaba o Verão e se começam a sentir os primeiros dias de Outono. Tomo  até dar as boas vindas à Primavera. Faço-o dia sim, dia não.
O "antibiótico natural tomo quando há algum resfriado e esse tomo-o todos os dias. Nunca tomo os dois em simultâneo. 

Sou fã do sabor do Golden Milk e adoro deixar a curcuma a trabalhar dentro de mim durante a noite, que é quando o nosso corpo trabalha melhor no processo de regeneração.

Ingredientes, como a curcuma (ou açafrão das índias) com pimenta preta e gengibre têm excelentes propriedades, que explicarei mais abaixo.

Como todos sabem sou fã incondicional de curcuma e pimenta preta e utilizo em quase tudo, como temperos, matinadas, refogados, queijos e manteiga vegetais, molhos de salada, etc... porque em pequenas quantidades não tem sabor. Assim, vou usufruindo desta magnifica dádiva que a natureza nos dá, durante todo o ano.

Estas receitinhas (onas) 100% caseiras e que fazem verdadeiros milagres, vêm mesmo a calhar nesta altura do ano.


A curcuma (através da sua substância activa - curcumina) e o gengibre são dois excelentes anti inflamatórios naturais. Ao ser adicionada pimenta preta (com a sua substancia activa - piperina), a biodisponibilidade da curcuma aumenta significativamente, o que significa que aumenta a sua absorção e a sua acção anti inflamatória.



Como em qualquer destas receitas a quantidade de curcuma é grande, há uma advertência que  é necessário alertar:

A curcuma, em grandes quantidades pode ser abortiva, pelo que, em mulheres grávidas apenas se aconselha no tempero e não nestas duas mezinhas.
Qualquer das receitas pode ser dada a crianças e o Golden Milk geralmente é muito apreciado pelos mais pequenos, pois o sabor é excelente.

Deixo-vos duas versões do "antibiótico" natural, qualquer delas pequenas (grandes) bombas anti inflamatórias. 

Afinal todas as substâncias activas de todos os medicamentos são extraídas da natureza, que nos dá tudo....menos os sintéticos, elaborados em laboratório e que desses, eu fujo.


ANTIBIÓTICO NATURAL

Numa picadora juntar: 

GENGIBRE FRESCO - o equivalente a uma batata pequena com casca, bem lavado e aos pedaços. 

CURCUMA ou AÇAFRÃO DAS ÍNDIAS (atenção que açafrão normal e açafrão das índias são especiarias diferentes. Escolher sempre das índias) - se encontrar em raiz é a mesma quantidade que de gengibre. Se for em pó, duas boas colheres de sopa. 

SUMO DE 1 LIMÃO GRANDE 

PIMENTA PRETA MOÍDA na altura - 1 c. chá 

ADOÇANTE NATURAL À ESCOLHA (geleia de arroz, agave, milho (bio), tâmaras trituradas, rapadura, etc... - 1 c. sopa 

Triturar tudo até estar bem misturado, até fazer uma pasta homogénea. Guardar num frasco, no frigorífico. 

Depois: 1 colher chá 2x ao dia

Para casos mais graves, pode adicionar:

CHÁ DE CEBOLA ROXA  - uma chávena
GEL de UM ALOÉ VERA (a parte interior de uma folha)  
UM DENTE DE ALHO. 

Tritura tudo juntamente com o preparado anterior. 
A Natureza no seu melhor!!!! 
O nosso corpo agradece, a nossa saúde também.

GOLDEN MILK

O GOLDEN MILK, ou LEITE DOURADO, é outra maravilha e actua precisamente da mesma forma.

Golden Milk ou Leite Dourado é uma bebida à base duma pasta curcuma que se mistura no leite (vegetal, claro :-)
É um excelente anti inflamatório, anti oxidante, desintoxicante, ajuda a combater problemas digestivos, sintomas menstruais, purifica o sangue, desintoxica o fígado, tonifica a pele pelo seu efeito desintoxicante, baixa os níveis do “mau” colesterol e é um excelente aliado para a insónia, pelo que deve de ser consumido à noite.
Comprovado que ajuda a fortalecer o nosso sistema imunitário, melhora artrites e artroses, bem como excelente preventivo para doenças degenerativas e alguns tipos de cancro.
Pode ser tomado dia sim, dia não.
A pasta de curcuma pode ser guardada no frigorífico por vários dias, mas quando preparar o golden milk consuma-o de imediato.

Têm aqui um excelente vídeo demonstrativo.


  PASTA DE CURCUMA

Ingredientes:

Curcuma – 1/3 chávena
Pimenta preta – 1 c. chá
Água – ½ chávena (ou mais um pouco, se necessário)

Modo de preparação:

Colocar todos os ingredientes num tacho. Deixar levantar fervura, em lume brando, mexendo sempre. Quando ferver, retirar do lume e deixar arrefecer. Colocar num frasco de vidro e guardar no frigorífico.

  GOLDEN MILK - preparação

Ingredientes:

1 copo de leite vegetal à escolha
1 c. chá de pasta de curcuma
1 c. café de óleo de coco / linhaça / sésamo (prefiro o óleo de coco)
1 c. chá de Adoçante natural

Modo de Preparação:


Aquecer o leite com a pasta de curcuma. Quando estiver na temperatura ideal para  consumir, retirar do lume e adicionar o óleo de coco ou outro à escolha, o adoçante e beber de imediato.
Pode adicionar canela (ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue, controla o mau colesterol LDL e melhora a circulação) e cardamomo (ajuda na digestão e na desintoxicação e elimina o mau hálito)



Por último:
Apenas uma nota de interesse para todos vós:
A Índia é o país do mundo com mais baixa incidência de cancro de estômago e deve-se ao consumo elevado de curcuma ou açafrão das índias...Em Portugal o cancro (comum aos dois sexos) que mais leva vidas é o cancro colo-rectal...agora tirem as vossas conclusões acerca do benefício destas duas mezinhas.

Brevemente irei colocar umas deliciosas receitas de Natal :-) e brevemente anunciarei se consigo fazer o workshop de pratos de Natal no dia 18, mas só na próxima semana poderei ter a certeza.

Enjoy with love 

IF

Sem comentários :