01/11/2016

Dois filmes a não perder, um workshop gratuito a não faltar e mais coisas boas

Queridos Todos,

Tenho um pequeno (GRANDE) presentinho para vocês e venho também relembrar os workshops que vêm aí já a partir do próximo fim de semana.
Um deles será gratuito e vos garanto que vão adorar e vos vai ser muito útil.

Primeiro vamos ao presente.
Para quem ainda não viu o documentário que estreou esta semana, no National Geographic, produzido por Leonardo DiCaprio e que nos alerta para o estado do nosso Planeta, a nossa Mãe Terra que nos permite estarmos vivos e que dependemos inteiramente dela, seja na obtenção da nosso alimento, seja na água que bebemos. 
Este documentário mostra-nos que cada um de nós pode ter uma posição muito activa na resolução deste manifesto.
Não necessitamos de ser activistas, para termos também um papel activo nesta mudança urgente, através das escolhas que fazemos, o que necessitamos verdadeiramente, o que compramos e onde compramos, podemos ser uma ajuda excelente.
Se quiserem, deixem os vossos comentários acerca do que acharam deste filme.



Recomendo também, outro, excelente, que está em exibição no cinema Monumental, diariamente, às 19h30, em Lisboa.
É também um documentário, que nos fala das imensas iniciativas que se estão a fazer, há vários anos, em imensos países e cidades do mundo inteiro e que estão a fazer renascer este nosso Planeta Terra, através das energias sustentáveis, de modelos de economia, sistemas novos de educação e até  agricultura sustentável.
Saímos daquela sala de cinema (sempre com muita afluência de público), com a alma cheia de esperança e, é mesmo uma esperança renovada, em que acreditamos que conseguimos fazer a diferença com as nossas acções diárias e sentir que contribuímos para um  mundo melhor, é deveras gratificante.
Foi uma querida aluna que mo recomendou, fui ver e vim tão rendida que já consegui catalisar imensa gente para ver este documentário, que por sua vez, catalisaram outros e somos cada vez mais a permitir que este documentário esteja em exibição há quase 4 meses. Top, não é??!!

A quem mora em Lisboa ou lhe é fácil deslocar-se até ao Monumental, ao irmos ver este documentário, estamos a contribuir para que os produtores consigam chegar a mais gente e a produzir mais lufadas de ar fresco na nossa consciência colectiva.



Podem também deixar os vossos comentários. Irei gostar

Mais uma notícia boa :-)

Nos próximos dias 4 e 5, vai realizar-se um mega evento de sustentabilidade, organizado pela Organii , Eco Market, que conta com inúmeras marcas, empresas, produtores, artesãos, palestras, workshops, e muito mais, num espaço imenso e onde se poderá assistir a tudo gratuitamente.



estarei no sábado, dia 5, pelas 12h30, a dar um workshop, onde poderão aprender a fazer as vossas SALADAS DE POTE.




Estas são algumas fotos do último workshop que dei deste tema, no Green Festival que se realizou há umas semanas e que foi uma delícia. Todos provaram e adoraram.

E só mais uma boa notícia :-)
Vai sair a 4ª edição do meu primeiro livro Um Curso em Receitas - o 1º livro, uma edição renovada em que todas as receitas são vegan. Já não fazia sentido vender um livro onde se encontravam receitas com açúcar amarelo, creme de soja das grandes superfícies e alimentos de origem animal, como alguns derivados de leite e mel, quando defendo que ninguém necessita de leite, além do imenso sofrimento que essa indústria acarreta e que nunca nos poderia trazer boa energia.
Muito em breve já poderão fazer as vossas encomendas. Quem tem o 1º livro e já segue um regime vegetariano, penso que tem as bases para saber modificar as receitas, substituindo os ingredientes de origem animal por outros,vegetais,  amigos da natureza e da nossa saúde.
Quem não tem, recomendo, claro!
Um guia essencial, para ter sempre à mão, com receitas fáceis de fazer, rápidas e práticas, coloridas (sim, os olhos também comem, e os meus...se comem) com aqueles ingredientes base que se devem consumir para se ter um regime equilibrado numa dieta saudável e regada de energia.



 SALADAS DE POTE 

Data:  - 5 de  Novembro
Local: Lx Factory - Eco Market Organii
Horário: 12h45 - 13h45

Workshop GRATUITO, no evento do Eco Market da Organii, Cosmética Biológica, que se realiza no dia 5 de Novembro, às 12h45 no pavilhão grande do Lx Factory, em Lisboa.
Vou ensinar a fazerem as vossas saladas de pote, que duram uma semana no frigorífico, desde que sejam respeitadas as várias camadas de alimentos e tempero, na altura da confecção. Completas, nutritivas, saudáveis e que podem ser tanto um prato principal, como um excelente acompanhamento.




PÃES E SOBREMESAS SEM GLÚTEN (já tem ajudante) 

Data:  - 12 Novembro - 1 VAGA
Local: Lisboa - Lumiar
Horário: 10h - 13h30
Donativo: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica, almoço incluído)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)


Inscrições e Informações: cursovegetariano@gmail.com





A grande novidade que fez as delícias de todos os participantes que esgotaram completamente a 1ª edição deste tema.

Com as manifestações ao glúten, em pessoas não celíacas, cada vez mais frequentes e com a quantidade de açúcares processados que se encontram na maioria dos doces e sobremesas que estão a resultar num aumento significativo da obesidade infantil, é de toda a importância um workshop com este tema.
Aprender a fazer pães caseiros (servidos com umas manteiguinhas, vegetais e caseirinhas, top), bolachas e sobremesas saudáveis será um prazer para todos.

Nunca confundam doce com açúcar :-) Açúcar branco não vem de Deus , o doce sim :-)


INICIAÇÃO AO VEGETARIANISMO 
Este workshop é o mesmo em ambos os dias

Datas: 
13 de Novembro - (já tem ajudante) -1 VAGA
26 de Novembro - (já tem ajudante) - 1 VAGA
Local: Lisboa - Lumiar
Horário: 10h - 14.30h
Donativo: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica - almoço incluído)

Formadora: Isaura Faria (certificada pelo IEFP)

Inscrições e Informações: cursovegetariano@gmail.com





O TOFU, SEITAN, TEMPEH e QUINOA, são algumas das alternativas mais  utilizadas pelo regime vegetariano, mas a maioria das pessoas desconhece como os preparar para poder confeccionar deliciosas receitas.
Neste workshop iremos aprender as principais características destes alimentos, as diferentes formas de confecção, para em vossas casas as poderem preparar dando asas à vossa imaginação.  Excluí a soja texturizada dos meus workshops pois é obtida através da refinação dos óleos, o que se aconselha o consumo moderado deste produto. Explicarei tudo sucintamente.

Como é habitual irei explicar os benefícios e características de cada um destes ingredientes e depois iremos confeccionar e saborear deliciosas receitas com cada um. Começamos sempre este wshop com um excelente sumo desintoxicante de fruta e vegetais que todos adoram e é sem dúvida um hábito a adquirir pela maravilhosa sensação de bem estar, vitalidade e satisfação que proporciona, além de um excelente e natural eliminador de gordurinhas.

Para terminar faremos uma deliciosa sobremesa, ideal para crianças e diabéticos, isenta de açucares e muito docinha.


Este WS passou a terminar às 14.30 :-) a informação a passar é cada vez mais e há sempre muita partilha. Fico feliz :-) A parte teórica inicial onde explico a relação directa de uma má alimentação com determinadas doenças e ensino a fazer as escolhas saudáveis e onde encontrar as melhores alternativas.


Abracinho e desejo-vos um resto de excelente semana 

I.F.


Sem comentários :