23/08/2016

UM REGRESSO COM COMPOTAS E UM MÊS CHEIO DE COISAS BOAS

Queridos Amigos

Agosto foi um mês completamente transformador. 
Andei pela América do Sul, Brasil e Perú, de onde trouxe novas e maravilhosas ideias de culinária que vos irei apresentar depois de fazer os devidos testes e experiências (só vos digo...no Perú come-se maravilhosamente), mais consciência ambiental depois de constatar que nesses países já não há água potável nas torneiras e que a quantidade de garrafas de plástico deitadas ao lixo diariamente é astronómica e uma vontade imensa de partilhar convosco as imensas experiências que transformaram a minha vida.

Com o regresso ao meu país, cheia de gratidão por ter uma vida digna, ter uma casa maravilhosa e acolhedora, ter água potável para beber e não ver miséria ao meu redor como vi nesses países, por vezes agressivamente contrastante com o luxo asiático, venho muito mais activista e decidida a aliviar cada vez mais a minha pegada ecológica e ajudar no que me for possível a nossa Mãe Terra, o nosso Planeta cada vez mais mal tratado.

Com o final das férias, há também que reabastecer a despensa e por isso adoro vaguear nos mercados bio, onde faço sempre umas comprinhas muito boas. 
Aqui em casa adoramos um lanchinho bom e hoje, o dia do meu regresso ao trabalho, foi também dia de fazer compotas para oferecer e rechear a despensa para o ano inteiro.
Vou partilhar convosco as receitas, tão fáceis de fazer.


COMPOTA DE FIGO

Deram-me uma grande caixa de figos (dos verdes) e como toda a família adora o doce de figo, toca a fazer compota. Fiz na bimby.
Como eram muito doces, para cerca de 800g de figos (de cada vez), adicionei 100g de açúcar integral de cana bio, que foi suficiente.
Lavei os figos muito bem e fiz com a casca. Apenas retirei o pé.
Coloquei na Bimby e triturei primeiro cerca de 5 segundos a velocidade 5, para misturar bem os figos com o açúcar e depois foi na velocidade 2, 100º , durante 40 minutos.
Quando estava pronto, deitei nos frascos, fechei-os bem e virei-os de cabeça para baixo, para assim esterilizar também a tampa e durarem bastante tempo…o que não vai acontecer pois já todos têm destino.

COMPOTA DE TOMATE

Para mim o melhor tomate para fazer doce é a variedade coração de boi. Tinha comprado uns bem madurinhos no mercado bio já com esta intenção.

Para cerca de 600 g de tomate, muito bem lavado e sem pele, adicionei 150 g de açúcar integral de cana bio, um pau de canela e 3 cravinhos da índia.
Foi tudo para a Bimby, 30 minutos, 100º a velocidade 2 e depois com alguma paciência retirei os cravinhos e o pau de canela, triturei 5 segundos a velocidade 5 e cozeu durante mais 10 minutos em Varoma, velocidade 2.
Nesta fase da Varoma o melhor é irem vendo o vosso doce. Convém deixar ainda um pouco “liquido” porque ao esfriar fica sempre mais “duro” e estas compotas são boas é bem cremosas.



Provei-os ao lanche sobre tostas de trigo sarraceno e com um sumo de cenoura, maçã e toranja.

Aprovados :-)

Agora vamos falar de trabalho...

Regressam os workshops já em Setembro, embora vos vá surpreender com um wshop temático de comida sul americana, mas, como vos disse, primeiro há que fazer algumas adaptações e experiências. Será em Outubro, juntamente com o Indiano e Mexicano. TOP !!

A Agenda detalhada de Setembro estará disponível ainda esta semana mas podem ir já vendo os wshops que vou ter. vai haver uma redução de valor para quem frequentar 2 ou mais wshops durante o mesmo mês.




Abracinho grandioso no coração de cada um de vós e até já
Isaura faria

Sem comentários :