04/03/2016

PUDIM DE COCO COM MOLHO DE MORANGO

Está a começar a época dos morangos e vou partilhar convosco uma receita deliciosa que inventei para o workshop de Mexicano Vegetariano, para assim poder dar uma sobremesa aos meus alunos, no final do wshop.
Aparecem por aí muitas qualidades de morangos, e cuidado com o que é muito grande e bonito. Morangos bons, saborosos e com aquele sabor que me lembra os morangos da minha infância, encontro-os nos mercados biológicos que cada vez mais há por estas terras fora. Comprar a produtores nacionais, ajudar a promover uma agricultura sustentável e amiga do ambiente é cuidarmos do nosso corpo e da nossa saúde.

Vejam a diferença entre um morango orgânico (bio) e um morango que é cultivado e tratado com pesticidas.




PUDIM DE COCO COM MOLHO DE MORANGO  




Algumas advertências para que este pudim seja saudável e não se transforme em algo que vos vai surpreender pela negativa.
A escolha dos morangos, já expliquei porque devem ser sempre biológicos.
As tâmaras, devido ao seu índice glicémico baixo, são uma excelente forma de adoçar, mesmo para diabéticos. Mas muita atenção: as tâmaras são feias, baças e parece que têm uma camada de pó. Isto significa que não têm uma camada de glicose, utilizada pela indústria alimentar para as embelezar aos olhos do consumidor. Algumas marcas têm nos seus ingredientes "tâmaras + glicose" (daí a importância que eu dou à leitura dos rótulos, um dos capítulos do meu 2º livromas outras, mesmo sendo bio, têm apenas "tâmara" e no entanto continuam cheias de brilho. Aconselho sempre a comprar tâmaras a granel, nas lojas bio ou nos supermercados indianos do Martim Moniz.
Baunilha....outra forja... Aromas de baunilha têm, na maioria das marcas convencionais, o castóreo na sua composição. Pois bem, castóreo é, nada mais nada menos, que um liquido segregado pela glândula de marcação de território, dos castores (uma gandula idêntica à dos cães, junto ao ânus). Começou por ser utilizada em perfumaria, mas a indústria alimentar tb já utiliza. Além da crueldade e exploração animal que isso implica...o resto fica ao vosso critério. Daí que aconselho sempre baunilha pura. em pó, em vagem :-) (bom para eles, bom para nós)

Agora sim, vamos ao nosso pudim saudável e sem crueldade

Ingredientes:
1 lata de leite de coco 
1 chávena de leite vegetal a gosto 
10 tâmaras sem caroço 
Folhas de menta 
1 c. café de Baunilha em pó  
3 colheres sopa de agar agar ou 2 saquetas individuais  
Molho de morango ou frutos vermelhos para decorar  

Modo de Preparação:
Triturar as tâmaras. 
Adicionar a lata de leite de coco, as folhas de menta e a baunilha. 
Triturar tudo novamente. 
Entretanto, ferver o agar agar com o leite vegetal e deixar ferver durante 2 minutos. 
Juntar ao preparado anterior. 
Levar ao frio, numa forma de vidro até solidificar. 
Quando estiver frio, deitar o molho de frutos vermelhos por cima. 
O molho de frutos vermelhos pode ser feito com qualquer tipo de frutos vermelhos, bastando triturar a fruta até ficar completamente desfeita e liquida.

Enjoy 
I.F.

Sem comentários :