08/01/2011

gengibre...medicamento natural


Benefícios do GENGIBRE de nome cientifico (Zingiber officinale). 

Recomenda-se contra náuseas, tosse, febre. É anticoagulante. Reduz o colesterol do sangue. 
O gengibre aparece mencionado em livros médicos chineses de há 2000 anos e está incluído em quase metade das receitas da medicina oriental devido às suas tantas propriedades medicinais.
Alivia a dor, controla a secreção gástrica, reduz a pressão do sangue e estimula a actividade cardíaca.
O gengibre também é um Aperitivo, ajuda à digestão, cura os espasmos e detém os vómitos. 
Incluído em bebidas constitui um excelente tónico geral. Tem sido utilizado em caso de bronquites, resfriados, colite, diarreias e paralisias.
Na culinária pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. 
O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem um sabor mais suave. 
Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o sumo (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas, feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

CHÁ DE GENGIBRE - Esta receita é maravilhosa para quem está com gripe!

Receita de Chá de Gengibre e Mel – Faz tão bem como sabe

Ingredientes:
1 colher, de sopa, de gengibre ralado
1 colher, de sopa, de mel
1/2 limão, espremido
250 ml de água a ferver

Deite a água a ferver sobre o gengibre ralado. Misture o sumo de limão e o mel, mexendo muito bem. Passe pelo passador e tome, ainda bem quente.

Tenha uma vida Positiva

Sem comentários :